Sunday, June 20, 2010

Finding NEMO

Amanha dizemos adeus a Amsterdao e de manha, bem cedinho, perdemos a nossa companheira Maninha e vamos para Berlim!
Hoje acordamos e fomos directamente para o museu do Van Gogh e logo a seguir para o Rijks Museum - dois museus cheios de obras de arte fascinantes. Uma manha cheia de cultura. A seguir aos museus decidimos ir ao NEMO (o museu da ciencia de ca- que e para criancas) - Nos somos eternamente criancas entao fez todo sentido irmos.

Tivemos uma mini odisseia a procura do NEMO, eis o titulo deste post. Sacamos o mapa, andamos de eletrico e tambem a pe, e finalmente depois do que parecia um caminho sem fim - encontramos o NEMO! Claramente acabou por ser um dos museus mais fixes -- apesar do facto de sermos as mais velhas de la (as idades eram entre 0 - 10...) Adorei uma maquina que fez uma simulacao da nossa aparencia no futuro (como adultos e velhinhas) - eu era mesmo feia...

Depois do NEMO, tivemos outra - ainda mais comprida- odisseia a procura de um passeio a barco pelos canais do seculo XVII onde havia um buffet de panquecas (all you can eat) - andamos imenso em todas a direccoes possiveis mas acabamos por descobrir que era do outro lado do rio e nao sabiamos como chegar la entao tivemos que ir num passeio de barco menos giro (o passeio era igual mas este nao tinha panquecas..)Este passeio de barco tambem foi cultural - ficamos a saber as razoes pelas quais os canais foram feitos, os nomes dos canais, vimos as duas igrejas Protestantes (a maior e a primeira) de Amsterdao, porque e que Amsterdao se chama Amsterdao - tudo e mais alguma coisa. Tambem conhecemos uma senhora Argentina que nao nos (mais a pobre da Ines) parava de chatear porque metia imensa conversa (blahh blahh blahh)

La pelo meio tambem visitamos uma loja (supermercado?) com comida Americana - sim sim Macaroni and Cheese, Nerds, Gushers, Butterfinger, Reeses, Mountain Dew, Pop Tarts, etc, etc. E la fomos tentadas ao maximo. Claro, era tudo caro caro caro e claro acabamos de sair de la nao so tristes mas contrariadas porque nao so era caro e nao podemos comprar nada mas, tinhamos decidido partilhar uma caixa de Macaroni and Cheese (que custava tres euros e meio), mas quando fomos pagar o Senhor disse-nos que afinal era seis euros em vez dos tres euros e meio que la estavam marcados - (todas as caixas tinham la 3.50!) E ficamos deprimidas e zangadas. Uma caixa destas nos Estados Unidos custa um dolar e meio. Que espiga! Chato do homen que tem um monopolio em Amsterdao e que faz tres pequenas tristes.

Este dia foi bastante cansativo e a nossa amiga Maninha adormeceu em todo lado - no Van Gogh, no barco (mas nao era a unica porque a menina ao lado tambem quino) no electrico - entao decidiu ir para o hostel dormir (no seu quarto de rei) logo a seguir ao passeio de barco. Eu e a Ines fomos explorar...

Decidimos que hoje deviamos jantar bem - entao decidimos experimentar um Mexicano - e fomos noutra odisseia para encontrar o restuarante que se chama Guadalupe (sim, e tambem tem um emblema gigante com Nossa Senhora de Guadalupe) Depois de perguntar a mil e uma pessoas la encontramos o restaurante que tinha pessimo aspecto (coitadinha da Nossa Senhora de Guadalupe) e estava vazio (e os precos eram ridiculos!) Entao decidimos que nao queriamos Mexicano. Que tal panquecas?

La fomos nos as voltas a procura de uma Pancake House (nao devia haver milhares? - e Holanda!) Finalmente la encontramos uma mas uma panqueca simples custava seis euros e agora que sou uma forreta do pior achei demasiado caro (esta a brincar - ainda por cima e simples!) A Ines concordou entao afinal nao iriamos comer panquecas.

Acabamos, claro, num supermercado e claro, compramos feijao. La comemos feijao pelo terceiro dia. mmmmm (O nosso jantar custou em total 1.50) Agora so para frizar com uma panqueca simples podiamos jantar QUATRO vezes.

Conclusao a malta ca em Amsterdao (e tambem em Paris, ou na feira de Carcavelos) nao querem vender, falam e falam da crise e como o comprador nao compra nada - NAO ME ADMIRA NADA - as coisas sao caras e nao ha verba!

Bem ja e tarde e eu ainda tenho uma mochila para organizar (que esta uma verdadeira bagunca)e estar acordada as seis e pico amanha para apanhar o comboio! Uiiii vai ser bonito vai...

Amanha temos seis horas de comboio ate Berlim e depois damos sinais de vida, vamos adorar sair do Sphinx "Hotel" mas vamos ter montes saudades da nossa amada Maninha!
Como eles diriam la no restuarante Guadalupe "Hasta la vista!"

7 comments:

1. RAPTEM A MANINHA!!!!!!!!!!LEVEM-NA! BEijos e ate berlim, Mae

ReplyDelete
  2. So mais uma coisa: lembrem-se de que os alemaes fazem palavras novas a colar palavras umas as outras. Assim por exemlo, a mochila verde nova e demasiado cheia da Ines, chamar-se-ia "Inesnovaedemasiadocheiamochilaverde". E simples....Nao desanimem :-)
    Schoene Reise!!! Kuss,kuss:-)

3. Queridas: A ver em Berlim: Reichstag ( parlamento). Vão antes da hora pois tem fila. Lindo.Check-point-Charlie. Ao lado pequeno museu relacionado com fuga dos judeus: Television Power. Na Ilha dos Museus: Berliner Dom e Pergamon Museum . 2 h. Bom!!! Música na Filarmónica. seria extraordinário. Museu dos Judeus Cave relacionado com holocausto o resto com civilização judaica. só me interessou cave. Pago almoço no s Armazéns KaDeVe. 7 º andar. Não deixem de ir. Aproveitem e abanquem. Eu envio pagamento do almoço. Lindas vistas Andar de comidinhas eh eh.

ReplyDelete
  4. Olá Benedita. Meninas os alemãers nem sempre percebem inglês, e não são adoráveis. Anda-se bem de autocarro. Berlim é como um rectangulo. praça Sony também. Logo mando tel da nossa amiga Luisa embaixatriz, que vos convida para ficarem na casa dela. querem É como a Parede, em relação a Lisboa. São sensacionais os 2, ele irmão da nossa amiga Benedita Lucena, o Zé caetano. se quiserem avisem. Senão telefonem, pode ser que apanhem uma voltinha, ou um almoço à borla. Beijoooooooooooooooos lila

5. uerida Lila,
    Primeiro quero agradecer-te a fotografia que mandaste do Zé Caetano contigo.Estão muito bem,e outra coisa não era de esperar! Obrigada!
    Quanto aos meus contactos aqui vão:

Morada
    Riemeister Strasse,21
    14169 Berlin -Zehlendorf

Telefone de casa-0049-3080190814
    -0049-3080190861
    Telemovel-0049-1716808324

Se a tua filha Inês e a amiga dela quiserem vir cá para casa serão muito bem vindas.
    Muitos beijinhos para o Zé e para Ti da muito amiga Luisa

ReplyDelete
  6. Babes, estou a adorar ler o blog! Amazing, keep it up.
    P.S.- Mac & Cheese in a box is overrated anyway...