Wednesday, May 12, 2010

Papa Bento XVI



Caros leitores (sim porque ha imensos, não é Inês?)

Hoje foi um dia extraordinário! O Papa Bento XVI está em Portugal e claro, fomos ve-lo! Connosco estiveram 80 mil portugueses - todos a marcarem a sua presença e a deixarem bem claro que eles acreditam em Deus.

Para explicar tenho que começar logo de manhãzinha- cheguei a escola (sim tive escola hoje, a malta a fazer exames internacionais não tem descanso e não se pode dar o luxo de ver o Papa a horas) Continuando...cheguei a escola já vestida para ver o Papa - na minha t-shirt que diz "Papa Bento XVI Portugal 2010" e cheia de alegria porque eu nunca vi o Papa na minha vida então isto foi mega para mim. Claro, chegando a escola Americana ouvi logo bocas e recebi imensos olhares estranhos tipo: porque ela tem aquela t-shirt? etc. etc. Mesmo a crianças snobs e ignorantes que não sabem naaaada. Então comentei com as do meu ano alguma coisa do estilo "São nestes dias que vê-se mesmo quem é Católico e quem não é" - Claro recebi logo imenso comentários do género "não é nada, eu iria ao Papa porque é cultural..." - Sim pronto é cultural, mas eu sei muito bem que a malta gosta mas é de disconcordar com factos e gostam de discutir (podia ser um desporto na escola Americana - teria a maior equipa do sempre) A verdade é que ir ver o Papa, e esta visita, tem outro significado para quem acredita. E sim, faço tenções de usar a t-shirt montes de vezes e para a escolinha!

Lá fiz o meu exame - sim, sim correu muito bem muito obrigada por terem perguntado. E fui a correr apanhar o comboio! Cheguei ao Terreiro do Paço e eram quase cinco da tarde. Adorei ver a multidão! Que alegria viver num país que acredita! 80 mil pessoas, e foi só a malta de Lisboa e arredores - o Papa ainda vai para Fátima e para o Porto - onde se deus quiser haverá mais 80 mil pessoas a celebrarem a missa junto ao Papa.

Eu acabei por ter imensa sorte em termos de lugar porque estava no lado direito mesmo juntinha as grades - conseguia ver os ecrãs e também o altar! E não ha palavras para descrever! Adorei ver o Papa no Papa-Mobil, adorei ver o Papa em si - parece ser uma pessoa mesmo querida, mesmo boa pessoa. Sabiam que o Papa as vezes encontra-se com jovens no Vaticano - quem quiser, pode ir ter com o Papa? Eu adoraria fazer isso, só mesmo conversar. Mais que o Papa em si foi poder participar numa missa com mais 80 mil pessoas - brutal! Tanta gente que acreditam como eu, que ouviram o que o Papa disse, que adoraram ouvir o Papa a falar e a celebrar a missa em Português! Foi espectacular! Todos a rezarem juntos - foi mesmo um momento único!

Tive muita pena que não consegui encontrar a minha outra metade no meio da malta (que por si não se pode classificar como confusão porque estava bastante civilizado) mas não dava mesmo, e depois finalmente nos encontramos quando fomos (os jovens todos) dizer as boas noites ao Papa - que também foi mesmo giro (apesar do facto que não dava para ver nada, e ouvia-se mal) mas na mesma, o facto que fomos todos os jovens para dizer boa noite - que ternura!

Neste caso o frase que está escrita atrás das t-shirts da malta do 'eu acredita' calha mesmo bem, dizem: "quem acredita em Deus nunca esta só"

A Homilia estava do melhor e tocou-me imenso - estão aqui algumas partes mais marcentes mas também deixou-vos o link para poderem ir lera homilia inteira (vale mesmo a pena!)
«Ide fazer discípulos de todas as nações, […] ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei. E Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos» (Mt 28, 20).
<<...Portanto a nossa fé tem fundamento, mas é preciso que esta fé se torne vida em cada um de nós. Assim há um vasto esforço capilar a fazer para que cada cristão se transforme em testemunha capaz de dar conta a todos e sempre da esperança que o anima (cf. 1 Pd 3, 15): só Cristo pode satisfazer plenamente os anseios profundos de cada coração humano e responder às suas questões mais inquietantes acerca do sofrimento, da injustiça e do mal, sobre a morte e a vida do Além.
Queridos>>

Homilia da Missa do Terreiro do Paço, Dia 11 de Maio 2010

O link também vos da acesso aos outro documentos - inclusivamente a Nunciatura (Suadação aos jovens) que não conseguimos ouvir lá mas também vale a pena ler (especialmente porque está direcionado a nós)

Claro, queremos todos desejar muito boas-vindas ao Papa! Amanhã irei para Fátima onde espero ver o Papa de novo e também celebrarei e rezarei ao lado de Nossa Senhora.
Até amanhã!

Nós acreditamos!

1 comment:

  1. o comentário do "cultural"...percebi logo quem o fez, típico.
    o papa pediu para espalharmos a fé como os descobrimentos...será?

    ReplyDelete