Sunday, May 23, 2010
Tuesday, May 18, 2010
Friday, May 14, 2010
Thursday, May 13, 2010
Wednesday, May 12, 2010
Papa Bento XVI
Hoje foi um dia extraordinário! O Papa Bento XVI está em Portugal e claro, fomos ve-lo! Connosco estiveram 80 mil portugueses - todos a marcarem a sua presença e a deixarem bem claro que eles acreditam em Deus.
Para explicar tenho que começar logo de manhãzinha- cheguei a escola (sim tive escola hoje, a malta a fazer exames internacionais não tem descanso e não se pode dar o luxo de ver o Papa a horas) Continuando...cheguei a escola já vestida para ver o Papa - na minha t-shirt que diz "Papa Bento XVI Portugal 2010" e cheia de alegria porque eu nunca vi o Papa na minha vida então isto foi mega para mim. Claro, chegando a escola Americana ouvi logo bocas e recebi imensos olhares estranhos tipo: porque ela tem aquela t-shirt? etc. etc. Mesmo a crianças snobs e ignorantes que não sabem naaaada. Então comentei com as do meu ano alguma coisa do estilo "São nestes dias que vê-se mesmo quem é Católico e quem não é" - Claro recebi logo imenso comentários do género "não é nada, eu iria ao Papa porque é cultural..." - Sim pronto é cultural, mas eu sei muito bem que a malta gosta mas é de disconcordar com factos e gostam de discutir (podia ser um desporto na escola Americana - teria a maior equipa do sempre) A verdade é que ir ver o Papa, e esta visita, tem outro significado para quem acredita. E sim, faço tenções de usar a t-shirt montes de vezes e para a escolinha!
Lá fiz o meu exame - sim, sim correu muito bem muito obrigada por terem perguntado. E fui a correr apanhar o comboio! Cheguei ao Terreiro do Paço e eram quase cinco da tarde. Adorei ver a multidão! Que alegria viver num país que acredita! 80 mil pessoas, e foi só a malta de Lisboa e arredores - o Papa ainda vai para Fátima e para o Porto - onde se deus quiser haverá mais 80 mil pessoas a celebrarem a missa junto ao Papa.
Eu acabei por ter imensa sorte em termos de lugar porque estava no lado direito mesmo juntinha as grades - conseguia ver os ecrãs e também o altar! E não ha palavras para descrever! Adorei ver o Papa no Papa-Mobil, adorei ver o Papa em si - parece ser uma pessoa mesmo querida, mesmo boa pessoa. Sabiam que o Papa as vezes encontra-se com jovens no Vaticano - quem quiser, pode ir ter com o Papa? Eu adoraria fazer isso, só mesmo conversar. Mais que o Papa em si foi poder participar numa missa com mais 80 mil pessoas - brutal! Tanta gente que acreditam como eu, que ouviram o que o Papa disse, que adoraram ouvir o Papa a falar e a celebrar a missa em Português! Foi espectacular! Todos a rezarem juntos - foi mesmo um momento único!
Tive muita pena que não consegui encontrar a minha outra metade no meio da malta (que por si não se pode classificar como confusão porque estava bastante civilizado) mas não dava mesmo, e depois finalmente nos encontramos quando fomos (os jovens todos) dizer as boas noites ao Papa - que também foi mesmo giro (apesar do facto que não dava para ver nada, e ouvia-se mal) mas na mesma, o facto que fomos todos os jovens para dizer boa noite - que ternura!
Neste caso o frase que está escrita atrás das t-shirts da malta do 'eu acredita' calha mesmo bem, dizem: "quem acredita em Deus nunca esta só"
A Homilia estava do melhor e tocou-me imenso - estão aqui algumas partes mais marcentes mas também deixou-vos o link para poderem ir lera homilia inteira (vale mesmo a pena!)
«Ide fazer discípulos de todas as nações, […] ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei. E Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos» (Mt 28, 20).
<<...Portanto a nossa fé tem fundamento, mas é preciso que esta fé se torne vida em cada um de nós. Assim há um vasto esforço capilar a fazer para que cada cristão se transforme em testemunha capaz de dar conta a todos e sempre da esperança que o anima (cf. 1 Pd 3, 15): só Cristo pode satisfazer plenamente os anseios profundos de cada coração humano e responder às suas questões mais inquietantes acerca do sofrimento, da injustiça e do mal, sobre a morte e a vida do Além.
Queridos>>
Claro, queremos todos desejar muito boas-vindas ao Papa! Amanhã irei para Fátima onde espero ver o Papa de novo e também celebrarei e rezarei ao lado de Nossa Senhora.
Até amanhã!
Monday, May 10, 2010
Era uma vez...
...duas meninas - uma era uma pwinses e a outra uma deusa, ambas viviam em mundos opostos e longínquos.
A Inês e andava na escola Americana desde dos três anininhos, a Mariana era Portuguesa mas vivia nos Estados Unidos também desde dos três. No verão de 2008 a Mariana regressou a sua bela Pátria- e fui inscrita na dita cuja escola Americana (sim, sim aquela no Linhó que é toda temática pintada claro, de azul, encarnado, e branco)
Dia 15 de Setembro de 2008 será para sempre um dia histórico na vida das nossas heroínas porque foi o dia que a Mariana entrou para a escola Americana (cheia de medo) e conheceu, pela a primeira vez, a Inês (que tinha vestido os seus converse verdes alface, as suas calças cinzentas e um casaquinho cor de laranja torrado (que era da Joana Lancastre)) Não sabiam que rapidamente iriam ser best friends!
Dia 16 de Novembro de 2008 Os anos da Princesa! Reconhecendo que o que da memo muita importância são os 16 anos da Inês, um ano que seria cheio, mas mesmo a transbordar de Mariana, também foi neste dia que a Mariana entrou na casa Vaz Pinto (e também no Dafundo City) pela primeira vez e que a Mariana conheceu os seus pais adoptivos - O Zé e a Lila. Também a primeira vez que comera o quiche famoso lá de casa e um bolo da Cidália (este não sabia a ovo!) Foi a primeira vez de muitas idas até a casa Vaz Pinta.
Dia 18 Dezembro de 2008 Houve várias ocasiões entre Setembro e Dezembro que permitiram as nossas fieis heroínas conhecerem-se melhor e descobrir que tinham imenso em comum (veja a lista ao seu lado direito please!) E após uma noite memorável na Kapital (que por si começou no jantar de 18 anos de uma pobre coitada - text me, call me, fb me, we can do homework, buy candy, whatever) E muitas idas até a Baixa e o Chiado, onde se comeu muito muito Subway (um momento de silêncio para o Subway) e hipster hunts- fui inevitável -- e então foi em Dezembro que se proclamaram melhores amiguinhas!
Férias de Carnaval - Fevereiro 2009 Quando a fotografia que desde esta data ficara conhecida como 'a clássica' recebeu o seu estatuto e foi emoldurada e pendurada (com encarnado por trás!)
Sunday, May 9, 2010
procuram-se companheiros/companheiras de viagem!
PARIS --> AMSTERDÃO --> BERLIM --> PRAGA --> VIENNA --> VENEZA --> MILÃO -->MARSEILLE --> BARCELONA -->LX
Podemos ser as duas umas pestinhas amorosas, mas a verdade é que não estamos aqui só para meter inveja! Isto tem tudo o seu propósito! Como talvez tenham percebido- "procuram-se companheiros/companheiras de viagem!"
Eis o desafio:
A MarInêsana vai fazer esta mega viagem de um mês, mas gostava muito de ter companhia! Portanto, a MarInêsana desafia-te/vos a juntar-te/em-se a nós a qualquer altura da viagem, durante o tempo que for.
"Oh Fifi, vem passar uns dias conosco a Veneza!" ou então "Oh Mimi, vem passar uns dias conosco a Praga!"
Get the picture?
Eventualmente o percurso terá o seguinte aspecto:
PARIS c/ Juju--> AMSTERDÃO c/Sisi --> BERLIM c/Titi --> PRAGA c/Mimi --> VIENNA c/Kiki --> VENEZA c/ Fifi --> MILÃO c/Lili -->MARSEILLE c/ Lili & Gigi--> BARCELONA c/ Gigi -->LX
Aceitam-se propostas :)
(reserva-se o direito de educadamente arranjar uma ganda desculpa e na realidade estarmos a pensar "pshhh, viagem contigo? deve ser deve!)
marinêsana de pé, de comboio, no ar!
O verão vem aí! Já ha planos! Sim é verdade, vamos passear pela Europa fora! O plano está quase concreto - só falta desfiar a malta para ter com a dupla dinâmica aqui o ali, mas isso, será fácil.
O percurso será o seguinte:
Começaremos em Paris - très bon choix, non? Em princípio apanharemos um avião barato até Paris onde ficaremos 4 dias gloriosos - a ver tudo de museus, torres eiffels, e claro; EuroDisney! (sim mesmo com quase 18 anos é essencial irmos passar um dia ao Disney)
Dizemos au revoir a Paris e começaremos o actual interrail! Apanharemos o nosso primeiro comboio até Amsterdão - onde ficaremos três dias e duas noites. Vamos alugar bicicletas e passear pelos os jardins cheios de tulipas! Havemos de ter muitos oportunidades de dizer 'hallo' 'ja' 'goedemorgen' e finalmente no terceira noite 'vaarwel'- nessa terceira noite apanharemos um comboio de seis horas, um esticão, para Berlim.
Também ficaremos em Berlim três dias e duas noites mas trocaremos o holandês por deutsch! Uma cidade marcada por a cortina de ferro e cheia de aventuras, pena que a nossa adorável vegetariana não experimentará as famosas salsichas alemãs - mas também sei que a cerveja é supostamente muito boa (ambas não somo apreciadoras de cerveja então será interessante - ) Não acredito que a melhor cerveja não seja produto nacional - toda gente gosta do super bock, uma mini bem fresquinha, não é? Então não será cerveja alemã que nos marcará, mas sim, a experiência! Pronto após várias aventuras promissoras em Berlim, dizemos Auf Wiedersehen (e sim acho que acabaremos por cantar 'So long, farewell, auf Wiedersehen, good bye' - outro essencial que mesmo com esta idade será impossível largar)
Em Berlim apanharemos o comboio até Praga - onde ficaremos no hostel mais barato que conseguimos encontrar durante o interrail todo - 5 euros por noite (cuidado a confundir o dinheiro da República Checa enquanto procura preços baratos! :) ) Então logo a partida mal podemos esperar para chegada a República Checa - só para ver o hostel! Depois de três dias e duas noites (passadas muito felizes porque quase dormimos de borla) apanharemos o comboio até Viena.
Viena é uma cidade a transbordar de cultura e nós vamos conseguir meter as visitas aos jardins botânicos, a arte, e o túmulo de Mozart em três dias e duas noites (já conseguiram apanhar o padrão?) Na treceira noite apanhamos um comboio de 8:00 ou 9:00 horas para Veneza.
Buongiorno! Chegaremos de manhã a Itália- e anseio para ouvir Italiano - adoro os tons que os Italianos usam quando falam uns aos outros! Se calhar ainda apanhamos um Italiano - daqueles lindos de morrer (não os metrosexuais!) com uma vespa. aiiiiii amore mio! Pronto mas enquanto sonhamos e esperamos o nosso Italiano bello, di bell'aspetto, e prestante - nos contentaremos a passear por Veneza - a andar de gôndola claro! Veneza é a maior cidade Europeia sem carros - e que alegria para a malta! Quanto menos poluição melhor! Só por causa disso ficaremos três dias e três noites em Veneza! No quarto dia de manhã diremos 'arrivederci' a Veneza e 'ciao' a Milão!
Milão é uma das grandes capitais da moda no mundo - então para duas como nós vai ser de loucos! Tem uma mistura excitante de história e cultura moderna. E é claro que decidimos ficar em duas cidades de Itália a espera do nosso 'principe' na vespa! Mas como temos pouco dinheiro e a tentação em Milão a comprar tudo e mais alguma coisa (até aquela coisa que nunca vais usar) é muito grande, voltaremos ao nosso querido padrão de três dias e duas noites. Então finalmente diremos addio a Itália e tal vez saudades ao nosso Italiano bello (não posso garantir que essa aventura será divulgada na internet...) e apanhamos o comboio até Marseilles (dez horas - bonito!).
De volta em França - a dizer bonjour e crossaint - mas desta vez longe da ilustre capital e no Sul. Marseilles será um sítio onde poderemos ver o Sul de França que é suposto ser lindo de morrer- mas também um lugar onde poderemos descansar um bocadinho (entretanto sim, estamos a divertir-nos imeeeenso, mas isto não deixa de ser puxado, não ha quase descanso nenhum!) Então aproveitamos para trabalhar para o bronze numa praia ou outra. Depois do típico: três dias e duas noites apaharemos o nosso último comboio (awwww :() até Barcelona! (Outro comboio de oito horas - a nossa última viagem de comboio vai ser uma comprida!)
¡Hola Barcelona! Hablaremos Español e nada de Catalan! Barcelona es una ciudad llena de coisas para hacer! Visitaremos las Ramblas, el Parque Guadi - también vamos a ver las obras de Gaudi dispersas por la ciudad inclusiva la Sagrada Familia! Passaremos quatro dias en Barcelona e después volvemos a Lisboa de avion! Adios Barcelona e Adeus interrail!
E é assim, mais ou menos, o interrail fantástico da dupla dinâmica! Diz lá que não queres vir connosco?